SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA
Contribua com a construção do Santuário Mãe da Divina Providência. Faça sua doação ! Deposite sua contribuição no Banco BRADESCO AGÊNCIA 2194-6 C/C 30163-9 ou entre em contato com a Secretaria da Paróquia TEL: 85-3229-3102

sábado, 9 de julho de 2011

Mensagem dominical e alcune notizie in italiano

15° DOMINGO - A
(Is 55, 1-11; Rm 8, 18-23; Mt 13, 1-23)
Para compreender melhor a primeira leitura é necessário ter presente o contesto no qual escreve o profeta: os Judeus que retornaram do exílio babilônico estão na miséria material e alguém pensa que Javé os abandonou e tem a tentação de recorrer aos ídolos. Isaías explica: existe uma fome e uma sede no homem que nenhum ídolo pode satisfazer: seria uma ilusão correr atrás deles! As aspirações que nascem no coração dos homens são infinitas, ilimitadas, porque o homem vem do “infinito de Deus”. Por isso, somente Deus pode satisfaze-las. Isaías anuncia que Deus está pronto a fazer uma nova Aliança com seu povo, esquecendo seus pecados e a falência do passado.  Mas esta nova Aliança será aberta o toda a humanidade, porque Deus quer salvar a todos. Para muitos Hebreus era inaceitável que a salvação fosse universal. Por isso Isaías continua: os pensamentos de Deus são radicalmente diferentes dos pensamentos dos homens. Belíssimas as imagens da distância espacial, como a do efeito da chuva: imagem esta última que o nosso povo do Ceará, acostumado à seca, compreende muito bem. A Palavra de Deus vale muito mais do pão. Porque, enquanto este sacia somente o corpo, aquela sacia a “fome de infinito”, do qual o homem é faminto.  Será o próprio Jesus, agua viva e pão verdadeiro, que saciará a fome deste infinito que existe em nós.
Segunda leitura. Escutamos nos domingos passados o Apóstolo ensinar que a salvação é um dom gratuito de Deus para todos os homens. Esta perspectiva agora se alarga às dimensões do universo. Paulo retoma uma ideia bíblica: toda a criação, subjugada ao pecado do homem, se prepara para o mundo novo. Mas esta transformação é reservada, sobretudo, a nós, porque pelo batismo, habita em nós o Espirito Santo, que nos torna filhos adotivos e, portanto, com o direito à herança divina, que é VIDA ETERNA.                                     Evangelho. Os orientais gostam muito de parábolas. As de Jesus são tão ligadas à realidade da vida cotidiana, simples e bonitas, que é impossível esquece-las. Jesus, ao conta-las, mostra ser um verdadeiro gênio poético e pedagógico. Estas são profundamente interligadas aos seus ensinamentos e sua vida e são anuncio do Reino de Deus. Jesus, contando-as, tem a intenção de preparar seus discípulos a viver uma nova filosofia, a do Reino. Vejamos a parábola do semeador. Quando um Hebreu pensava à semente, logo sua mente corria ao milagre divino. Efetivamente a semente jogada pelo semeador, também se parcialmente cai em terreno não trabalhado e preparado, causando uma perda parcial, dá ao lavrador uma grande esperança, que, com a ajuda de Deus, a colheita será boa! Poderíamos chamar esta parábola “O milagre da colheita”. No Antigo Testamento, a messe é símbolo também do tempo messiânico. O Reino de Deus começa nas dificuldades, nas incertezas, nas falências, mas os Apóstolos devem ter a certeza da colheita. Porque Jesus fala em parábolas?  Porque são uma maneira clara e rica de explicar os ensinamentos àqueles que tem o coração aberto.  A palavra de Jesus leva sempre a uma discriminação: contenta quem a acolhe, mas endurece o coração daquele que a rejeita. A Igreja primitiva, como constatamos na ultima parte do Evangelho de hoje, meditou esta parábola e dela tirou um ensinamento para os cristãos ou os novos convertidos. Cada detalhe recebeu então um sentido certo. Eis as conclusões desta leitura cristã: não é suficiente escutar a Palavra, é necessário aceita-la com todas as consequências.                                                                                                           Um grande abraço de um humilde semeador.                                                                              Padre Alberto Trombini             
Repitam estas palavras e as meditem durante a semana:
A tua messe, Senhor, é grande;                                                                                
e nós, missionários, poucos.
Mas, para que o teu Reino ande                                                                              queremos trabalhar como loucos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Junho 2011
25 – Pela manhã, Pe. Manoel e João Paulo participam do Conselho Regional. Na missa rezada em Guadalupe, são batizadas três crianças.
26 – Na capela da Aparecida são batizadas 2 crianças e na das Graças 27, sendo alguns adolescentes.
27 – Fortaleza é a cidade que tem o primado brasileiro de assassinatos de jovens. A noite, na capela de Fátima é rezada missa de 7º dia de um adolescente de 12 anos, assassinado por um “colega”.
28 e 29 – Acontece a “entrega de pastas” do próximo EJC.
30 – Iniciam as “40 horas de adoração ao SSmo.”, na Matriz.
Julho 2011
1 – Pe. Luciano retorna da Itália e reza a missa do Sagrado coração na matriz.
2 – Às 15h terminam “as quarenta horas de adoração”.
No Conselho Pastoral Paroquial são tratados numerosos temas; entre eles: as festas juninas das comunidades, o tríduo de SAMZ, “Dia D”, EJC e bingos. No final o Pe. Alberto pede publicamente perdão ao Jorginho, por tê-lo maltratado no penúltimo CPP.
A noite festa junina do EJC e Comunidade da Matriz.
5 – Festa de SAMZ. Pela manhã reunião da Comunidade Religiosa. À noite os três Padres estão na Comunidade SAMZ para a missa e procissão eucarística.
Saudações, pe. Alberto Trombini.
Fortaleza 9-7-2011.

ULTIME NOTIZIE
Giugno 2011
25 – Nella messa di Guadalupe, battezzo tre bambini.
26 – Na capela di Aparecida Padre Manoel batezza 2 bambini e il sottoscristto, nella cappella dell Grazie, ne battezza  27, tra i quali alcuni adolescenti.
27 – Fortaleza è la cittá com il primato brasiliano di omicidi di gioavani. Alla sera, nella cappella di Fatima, celebro la messa per um adolescente di 12 anni, assassinato da un “collega”.
30 – Iniziano le  “40 ore de adorazione al SSmo”.
Luglio 2011
1 – Padre Luciano retorna dall’Italia e celebra la messa del Sacro Cuore.
2 – Alle 15:00 terminano le “Quaranta ore di adorazione” e inizia la riunione del Consiglio Pastorale Parrocchiale.
5 – Festa di San Antonio Maria Zaccaria, nostro fondatore. Alla sera, com padre Luciano e padre Manoel celebriamo la messa e facciamo la processione Eucaristica nella Comunità SAMZ.
Arrivederci in Italia il sabato prossimo, a Dio piacendo.
Un grande abbraccio, P. Alberto Trombini
Fortaleza  9-7-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário