DOMINGO DE PENTECOSTES – Ano A
(At 2, 1-11)
Enquanto o Evangelho de João fala da efusão do Espirito Santo no dia da Ressurreição, para os Atos, dos quais é tirada a primeira leitura, isso aconteceu cinquenta dias depois. Nós dizemos que a Igreja Primitiva achou tão importante, para a catequese e celebrações litúrgicas, os acontecimentos pascais da morte, ressurreição, ascensão de Cristo e vinda do Espirito Santo, que logo começou a celebra-los em dias distintos.
Está escrito que os Apóstolos estavam reunidos. É quando estamos reunidos na oração e vivemos em comunhão fraterna que sentimos a presença eficaz do Espirito Santo.
O Pentecostes é a festa do nascimento e batismo da Igreja. Quando veio o Espírito Santo sobre os Apóstolos, Nossa Senhora e, pode ser, alguns poucos discípulos, aconteceu uma transformação radical na vida deles.
A efusão do Espirito Santo foi para eles fonte de vida nova, como chuva quando cai numa terra seca e árida. Nós que vivemos no Ceará compreendemos bem esta comparação!
O Espirito tomou posse da Igreja para guia-la, anima-la, ilumina-la na compreensão de todas as verdades pregadas por Cristo e ajuda-la em sua difusão no mundo.
Os fenômenos que acompanham a “efusão” do Espirito são ricos de simbolismo bíblico. Quando Deus se manifestou a Moisés sobre o monte Sinai, para dar-lhe os mandamentos, aconteceram os mesmos fenômenos: terremoto, trovões, raios, vento, fogo. Tudo isso manifesta simbolicamente a presença de Deus, que não pode ser visto pelo homem. Portanto, Pentecostes simboliza também o inicio da Nova e Eterna Aliança: deste dia em diante, são os mandamentos e os ensinamentos de Jesus que devem guiar a vida dos homens. É o inicio do novo povo, é o batismo da Igreja.
O dom das línguas não significa que os Apóstolos fizeram com o Espirito Santo um curso rapidíssimo, de poucos segundos, de todas as línguas faladas naquela época, mas que deveriam obedecer ao comando de Jesus: “Ide, portanto, e evangelizai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo o que vos mandei” (Mt 28, 19-20). Efetivamente os Apóstolos, não obstante fossem sem nenhuma cultura, conseguiram evangelizar muitas pessoas que falavam outras línguas, porque assistidos pelo Espirito Santo. Este fato significa para nós que não devemos ter medo se as pessoas que evangelizamos tem cultura e mentalidade diferente ou superior a nossa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Junho 2011
4 – No CPP são tratados os seguintes temas: Festa do Sagrado Coração de Jesus, 40 horas de adoração, Corpus Christi, Preciosíssimo Sangue, missas do dia 18. Falou-se também da construção e reboco do muro do terreno (obra que está já a bom ponto), onde será construído o Santuário e das festas juninas.
7 – reunião de planejamento da festa junina de São Diogo.
10 – O fotografo Carlos Cavalcante oferece 5.00 santinhos com o desenho (fotografia) e 500 adesivos da futura matriz. O nosso muito obrigado a ele.
A tarde uma equipe de eletricistas, bem preparados, ajeita o funcionamento da iluminação na matriz, problema que durava há duas semanas.
À noite reunião do EJC.
Saudações, pe. Alberto Trombini.
Fortaleza 11-6-2011.
ULTIME NOTIZIE
Junho 2011
10 – Il fotografo Carlos Cavalcante offre 5.00 immaginette con il disenho (fotografia) e 500 adesivi del futuro santuario.
Al pomeriggio alcuni electricisti riparano i guasti nell’impianto elettrico dela chiesa, che presentava problemi da 15.
Un grande abbraccio, P. Alberto Trombini
Fortaleza 4-6-2011
Que bonito projeto para o santuário. Espero que consigam alcançar esse objetivo. Visitem nosso blog vocacional Barnabita. www.vocacionalbarnabita.blogspot.com
ResponderExcluirGrande abraço a todos e fiquem com Deus.
E desde já me ofereço a ajudar a organizar o blog de vcs. Sou o responsável pelo nosso blog vocacional Barnabita. Visitem nosso blog e vejam como é. Este blog de vcs pode ficar melhor ainda. Qualquer coisa escrevam-me: blogvocacionalbarnabita@gmail.com
ResponderExcluirAbraço.