SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA
Contribua com a construção do Santuário Mãe da Divina Providência. Faça sua doação ! Deposite sua contribuição no Banco BRADESCO AGÊNCIA 2194-6 C/C 30163-9 ou entre em contato com a Secretaria da Paróquia TEL: 85-3229-3102

domingo, 2 de outubro de 2011

Mensagem dominical


Queridos irmãos: eis a mensagem dominical e algumas notícias....

27° DOMINGO – A
(Is 5, 1-7; Fl 4, 6-9; Mt 21, 33-43)
Primeira leitura. Tendo passado em 2008 vários meses na Itália, pelos problemas de saúde que os leitores conhecem, tive a oportunidade de observar algumas vinhas, do germinar ao amadurecimento da uva. Que espetáculo bonito! Todo hebreu tinha esta oportunidade. Podemos imaginar a alegria nos dias da vindima (colheita da uva) dos donos das vinhas, dos trabalhadores e particularmente das crianças! Mas o profeta Isaías nos apresenta, na parábola da vinha, um dono desiludido, Deus, que tendo amado e cuidado de seu povo, simbolizado pela vinha, recebeu dele só ingratidão. Jesus, como veremos no evangelho de hoje, aproveitará desta parábola, para dar um importante ensinamento. |
Segunda leitura. O apostolo São Paulo, depois do convite à alegria, que é o maravilhoso segredo do cristão, o sinal que a fé venceu todos seus medos e o fruto normal de uma vida espiritual que progride, exorta os Filipenses a viver sem inquietações e na paz de Deus, que é muito superior a todas as pacificações do profundo do homem, conquistadas pelo próprio esforço. Esta paz que vem de Deus é inabalável na frente de qualquer conflito de nossa vida, porque Ele é a Paz. Nestes tempos de grande empenho de nossa paroquia, no revigoramento das pastorais, na construção das igrejas e estruturas para as obras sociais, é absolutamente necessário que a Paz de Deus habite em todos nós; só com este dom de Deus alcançaremos realizar estes nossos sonhos.
No Evangelho escutamos a parábola dos vinhateiros assassinos, na qual Jesus mostra de conhecer bem as situações concretas de lutas que agitavam o mundo agrícola do seu tempo. O choque com as autoridades judaicas aumenta a cada dia. Jesus acusa aqueles que administram os bens de Deus, com muita probabilidade os sacerdotes de Jerusalém, afirmando que nenhum enviado de Deus, profeta, foi acolhido por eles; eles desfrutam seu cargo para consolidar o poder e assegurar seus ganhos; mas Deus ficará do lado dos pobres. Esta parábola encontrou grande aceitação nas novas comunidades cristãs. Tomando quase palavra por palavra o canto da vinha de Isaías da primeira leitura, Jesus nos apresenta a visão que Deus tem de seu povo. E como esquecer a trágica historia dos profetas rejeitados, torturados, apedrejados? O filho da parábola é o próprio Jesus. A sua morte, todavia, se torna de salvação e manifestação suprema do amor de Deus; da cruz nasce um novo povo de Deus, a Igreja.

ALGUMAS NOTICIAS E AVISOS
+ Dia 30 de setembro. Padre Alberto e Serginho retornam em Fortaleza.
+ Dia 1° de outubro: festa de Santa Terezinha. A missa em honra da santa é bem participada. Não faltou a chuva de rosas.
Nestes dias os pedreiros, depois de terminar as paredes das salas de aula da creche, estão construindo a parede de esquerda da igreja de N. Sra. de Guadalupe.
Agradeço os amigos de Brasília pela acolhida carinhosa e pelas ofertas em favor das obras sociais da paroquia de S. Diogo. Agradeço também os nossos paroquianos por ter-me doado no dia do meu aniversario a quantia de dinheiro equivalente a 135 sacos de cimento.
Sendo que o dizimo de setembro diminuiu bastante, solicito todos os fiéis paroquianos a “dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César”; só assim teremos a possibilidade de realizar as obras sociais sonhadas.
Aviso todos os casais da Paroquia, que já fizeram o ECC (Encontro de Casais com Cristo), que segunda feira, dia 6, às 20h, na São Diogo, haverá uma importante reunião com o casal arquidiocesano para organizar o primeiro ECC da paroquia. Todos estejam presentes.
Enfim, lembro que sábado próximo, dia 11, de 8 até 11h, haverá mutirão na creche da Comunidade N. Sra. de Guadalupe, para nivelar o terreno do parque e do lugar onde serão construídos os banheiros das crianças. Os voluntários levem pás, picaretas, carrinhos de mão e outros instrumentos. Estão convidadas também as mulheres. Que Deus nos abençoe. Um grande abraço: Pe. Alberto Trombini
Fortaleza 3-10-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário