SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA
Contribua com a construção do Santuário Mãe da Divina Providência. Faça sua doação ! Deposite sua contribuição no Banco BRADESCO AGÊNCIA 2194-6 C/C 30163-9 ou entre em contato com a Secretaria da Paróquia TEL: 85-3229-3102

terça-feira, 17 de abril de 2012

CAFÉ DO DIA 10/06/2012


A refeição matinal, que supre nossas necessidades depois de um longo jejum, é muito importante!
A primeira refeição do dia é fundamental, ninguém mais discute isso. É muito importante comer bem assim que você acorda porque passou muito tempo sem se alimentar enquanto estava dormindo.

Nesse período, o organismo praticamente esgotou as reservas de energia, que se não forem repostas o deixarão desatento e fraco. Uma boa refeição matinal nunca deve ser ignorada.
Pensando nisso a equipe da CPP resolveu fazer no dia 10/06/2012 um café reforçado no terreno do Santuário, iniciando às 6:30hs com uma procissão saindo de São Diogo e terminando no terreno, em seguida dando início a Santa Missa logo após o café reforçado.
Toda a renda será destinada a construção do Santuário.
Contamos com a presença de todos com muita fome.

OBS: O cardápio do café da manhã deve conter proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais para melhor controle da glicemia, impedindo fraquezas, tonturas e desmaios. Escolha entre fontes de proteína animal (leite, queijos e iogurtes), carboidratos (pães, cereais, bolos, biscoitos, mel), vitaminas, minerais e fibras (frutas, sucos).

 
P@s((om  São Diogo
Anunciando Jesus Cristo
Partilhando a Vida
Fortalecendo a Unidade

sábado, 7 de abril de 2012

Via Sacra



Via Crúcis
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Via Crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI[1]. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:
  1. Estação: Jesus é condenado à morte
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
  5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
  6. Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Terceira queda de Jesus
  10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz
  12. Estação: Jesus morre na cruz
  13. Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe
  14. Estação: Jesus é enterrado
Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a via crucis ou via sacra, dentre elas as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos foram: Via Cucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do card. Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976 e ainda são conhecidas as Via Crucis de São Josemaría Escrivá e a Via Cucis de Ernestina Champourcin, 1952.
Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.


P@s((om  São Diogo
Anunciando Jesus Cristo
Partilhando a Vida
Fortalecendo a Unidade


Santa Missa de Lava-Pés


Quinta feira dia 05/04/201às 19:00hs o Padre Ramalho celebrou a Santa Missa de Lava-Pés na Capela Nossa Senhora de Guadalupe.
O celebrante lavou os pés de 12 homens que representava os discípulos de Jesus.
 Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta Feira-Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.
Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.
Vamos acompanhar os gestos praticados por Jesus no lava-pés (Jo 13, 4-11). Este aconteceu numa refeição. Estar ao redor de uma mesa é sentar-se e partilhar as alegrias, as angústias, as emoções..., também algo para comer.

- Jesus levantou-se da mesa. Ele nos diz que é preciso sair do nosso egoísmo, mobilizar-se, ir ao encontro dos outros.

- Tirou o manto. Jesus se esvazia de si mesmo e coloca-se na condição de servo. Ele nos ensina sobre a necessidade de despojar-se de tudo o que divide, dos fechamentos, das barreiras, dos medos, das inseguranças, que nos bloqueiam na prática do bem.

- Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar.

- Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele quer nos dizer que para anunciar sua proposta é preciso entender, conhecer, assumir o que o povo vive, sofre, sonha...

- E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons...

- Enxugando com a toalha que tinha na cintura. Jesus enxuga os pés calejados, rudes e descalços de seus discípulos. São muitos os gestos que Jesus nos convida a praticar para amenizar os calos das dores de tantos irmãos: visita a doentes e idosos, organizar-se para atender crianças de rua, uma palavra de ânimo a aidéticos, valorização de nossos irmãos indígenas...

Diante da prática de Jesus podemos nos perguntar:
Quais os gestos concretos que nós como cristãos/ãs e catequistas, vamos assumir? Será que esta Páscoa pode ser igual a outras tantas?

Queremos ser a Igreja do avental, que se coloca a serviço na defesa dos que mais sofrem, dos que não têm defesa. Vamos com coragem vestir o avental do servir na alegria e testemunhar todos os gestos praticados por Jesus. Só assim poderemos realizar sempre a festa da Ressurreição. Feliz Páscoa!



P@s((om  São Diogo
Anunciando Jesus Cristo
Partilhando a Vida
Fortalecendo a Unidade














Via-Sacra 2012

A Via-Sacra dramatizada com muito carinho pelos jovens de nossa Paróquia. Teve o seu início às 7h na Comunidade de N. Sra. das Graças, encerrando no Santuário Mãe da Divina Providência.
O Pároco Padre Balbino abençoou os jovens e fez a seguinte pergunta: Quantas pessoas da nossa comunidade estão sendo crucificados e mortos pelas drogas, pecados, ganância, inveja?
Logo a pós a encenação foi servido lanche partilhado.

 

P@s((om  São Diogo
Anunciando Jesus Cristo
Partilhando a Vida
Fortalecendo a Unidade

















quinta-feira, 5 de abril de 2012


 
AS CORES DOS PARAMENTOS LITÚRGICOS E SEU SIGNIFICADO

A liturgia sagrada da Igreja tem uma linguagem simbólica muito expressiva, através das cores. As cores propriamente litúrgicas são seis: branco, vermelho, verde, roxa, rosáceo e preto. Em alguns lugares, por privilégio, usa-se o azul celeste na festividade da Imaculada Conceição.

BRANCA - Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor (excetuadas as da Paixão), que é a Luz do mundo; nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires.

VERDE - Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifania, até à Setuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento.

VERMELHA - Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio (lembrando o sangue dos Márties). É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires, bem como no Domigo da Paixão e Sexta-Feira Santa. (Antigamente, na Sexta-Feira Santa usava-se o preto, que hoje está em desuso no País)

ROXA - Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

ROSÁCEA - Simboliza a alegria, dentro de um tempo destinado à penitência. Usa-se no 3º. domingo do Advento e no 4º. domingo da Quaresma.

PRETA - Simboliza o luto, dor e tristeza. Usada nas Missas de defuntos, antigamente também na Sexta-Feira Santa, significa o choro da Igreja diante da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a dos seus filhos espirituais. (Em desuso no Brasil, mas em alguns casos ainda é usada na Missa pelos defuntos.)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana Santa 2012 Programação

 
Semana Santa 2012
Programação

Tríduo Pascal

Quinta-feira Santa, dia 05, às 19h, haverá Celebração da Ceia do Senhor (com lava pés), nas seguintes Comunidades: São Diogo, N. Sra. de Guadalupe, N. Sra. das Graças, N. Sra. da Abadia e João Paulo II.

Sexta-feira Santa, dia 06, às 15h, haverá Celebração da Paixão do Senhor nas seguintes Comunidades: São Diogo, N. Sra. de Guadalupe, N. Sra. das Graças N. Sra. da Abadia e João Paulo II.

Sábado Santo, dia 07, haverá Celebração da Vigília Pascal nas seguintes Comunidades e horários:
• N. Sra. das Graças, às 18h.
• São Diogo, N. Sra. de Guadalupe e N. Sra. da Abadia, às 19h.
• João Paulo II, às 20h.

Notas importantíssimas

1ª. Lembramos e convidamos a todos para participarem da Via-Sacra, dramatizada com muito carinho pelos Jovens de nossa Paróquia. A mesma terá o seu inicio às 7h, na Comunidade de N. Sra. das Graças, encerrando-se no Santuário Mãe da Divina Providência.

2ª. Lembramos a todos que na Comunidade de N. Sra. de Guadalupe das 8 às 11h, acontecerá o Silêncio de Maria.

3ª. Lembramos a todos que, no Domingo da Páscoa do Senhor, as Santas Missas obedecerão à programação normal.
P@s((om  São Diogo
Anunciando Jesus Cristo
Partilhando a Vida
Fortalecendo a Unidade